Ambientes Adequados

Destruidor de objetos - O que fazer?

editor,
Editor
Puxa vida! Seu amigão está pisando na bola? Destruindo tudo o que vê pela frente?

Vamos primeiramente tentar entender a causa desse comportamento e depois pensar em soluções viáveis para reverter esse processo.

Mas porque esse assunto de comportamento está na ligada à área de Ambientes Adequados do Ciclo Virtuoso de cuidados da Vertuos?

Está nessa área, pois a principal causa desse comportamento destruidor é justamente o ambiente onde o animal está vivendo.

Assim como você, os animaizinhos também têm uma necessidade de ocupar seu tempo com atividades prazerosas. Se formos pensar lá trás no processo evolutivo dos cães, quando tinham uma vida selvagem, seu tempo era gasto na procura de comida, demarcação de território e interação com outros membros da matilha.

E o que ele tem agora? Presença de poucos ou nenhum outro cachorro com ele, comida totalmente balanceada no comedouro e um espaço reduzido para seu deslocamento.

Puxa vida! Totalmente ao contrário!!!! O que acontece nesse caso é uma sobra excessiva de energia e tempo a serem gastos. E uma das vias para ele se livrar de toda essa energia e de todo esse tédio é a destruição de objetos.

Mas o que fazer nesses casos? As soluções são Enriquecimento Ambiental e Atividades Física.

Essa linha de pensamento tem como objetivo criar situações desafiadoras para levar o animal a pensar e buscar uma solução para cada caso. Seguem abaixo algumas ideias:

Procura por alimentos

Duas ideias interessantes. Primeira, ao invés de dar petiscos diretamente na boca do seu companheiro, procure esconder pedacinhos pela casa e o estimule a procurar. Outra possibilidade é a compra de brinquedos que têm compartimentos para colocar petiscos que são soltos quando o brinquedo é manipulado pelo cão.

Fazendo o tempo passar

Uma outra ideia legal é fazer cubos de gelos com pedacinhos de frutas, carnes ou até mesmo petiscos. Seu amigão gastará um bom tempo lambendo o cubo de gelo esperando ele derreter para conquistar o tão cobiçado presente.

Passeios diários

Passeios diários são de grande importância para tirar o hábito de destruir objetos. O principal ponto é estímulo cognitivo que você proporciona ao seu amigão. Em um passeio ele sente que toda aquela área que vocês percorreram pertence a vocês. Pode observar, eles preferem ir fazendo xixi aos pouquinhos justamente para demarcar o território. Na cabecinha dele ficou a sensação, saí com o líder da minha matilha (você) e marquei todo nosso território (xixi). Além é claro de ter gasto aquela energia extra que estava acumulada.

Mas tenha em mente uma coisa. Todo esse processo de adequação leva um tempo, não é do dia pra noite que se consegue tirar o hábito de destruir objetos. Mas os primeiros passos devem ser dados. Estamos na torcida por vocês.