Nível de atividade de cães

Nível de atividade de cães
Nível de atividade de cães

Muitas são as raças, os portes físicos são diferentes e as personalidades variam muito entre os cães. Diante dessa grande divergência física e comportamental entre os animais o nível de atividade física varia bastante de indivíduo para indivíduo. Pois é aí que mora o perigo para a saúde corporal e mental de seu pet.

Animais muito ativos podem desenvolver desvios comportamentais se não estimulados da maneira correta, animais pouco ativos podem desenvolver quadros de obesidade se não terem um programa de gasto calórico adequado a sua alimentação.

Assim para facilitar a interpretação da necessidade de exercícios para seu animal, pode-se classificar o nível de atividade de cães em três categorias:

Nível de atividade baixo

Geralmente são animais mais preguiçosos que escolhem estar mais tempo deitado, relaxando, dormindo do que fazendo atividades físicas.

O gasto calórico desses indivíduos é considerado baixo e varia de acordo com o porte físico: cães de pequeno porte de 110 a 620 calorias diárias; cães de médio porte de 620 a 1.230 calorias diárias; cães de grande porte acima de 1.230 calorias diárias.

O cuidado que se deve ter com cães de baixo nível de atividade é evitar o acúmulo de gorduras o que levaria o animal a desenvolver quadros de obesidade.

Se seu animal está nessa categoria procure estimulá-lo diariamente com atividades que não exija demais do físico dele. Ao chegar em casa aproveite o momento de euforia para uma brincadeira de corrida, se o cão gosta de brinquedos uma boa medida é jogar objeto para ele buscar uma boa escolha também é brincar de puxar um brinquedo de corda. Enfim, poucos minutos que trarão um grande benefício a seu amigo.

Para passeios externos de 15 a 30 minutos por dia são suficientes e é um bom estímulo para seu cão exercer um de seus instintos que é a demarcação de território. Isso faz bem para o corpo e para a mente de seu animal.

Nível de atividade moderado

Animais nessa categoria são aqueles que em uma parte do dia apresentam grande vitalidade e depois aproveitam grandes períodos de tempo para um bom descanso.

O gasto calórico é intermediário e também varia de acordo com o porte físico: cães de pequeno porte de 125 a 700 calorias diárias; cães de médio porte de 700 a 1.400 calorias diárias; cães de grande porte acima de 1.400 calorias diárias.

Para esses animais o nível de atividade deve ser mais intensa e prolongada. Atividades físicas de uma hora diária são ideais para o gasto energético necessário. Isso pode ser associado com atividades externas como passeios ou corridas por trinta minutos e brincadeiras em casa por mais 30 minutos.

Nível de atividade alto

Alguns cães parecem que não conseguem ficar parados. São alegres e vistosos durante todo o dia e só tiram um descanso quando chega ao final do dia.

Nesse caso a preocupação vai além do gasto calórico diário e sim o cuidado para fazer com o comportamento do animal não se torne um problema para os proprietários. Cães muito ativos sempre vai buscar algo para fazer e muitas vezes se manifestam destruindo objetos e latidos excessivos.

O consumo calórico diário é alto é intermediário e também varia de acordo com o porte físico: cães de pequeno porte de 160 a 900 calorias diárias; cães de médio porte de 900 a 1.800 calorias diárias; cães de grande porte acima de 1.800 calorias diárias.

Agora se prepare para muita atividade para esses animais. O passeio diário deve ser realizado pelo menos duas vezes ao dia, a caminhada deve ser mais vigorosa e até mesmo corridas devem ser acrescentadas. As brincadeiras diárias também devem ter o tempo dobrado, ensine desde cedo a seu animal a buscar objetos, pois essa atividade será uma grande aliada.

Para cães com grande vigor vale a pena buscar atividades extras como agility, frisbie e natação, pois além de divertido você terá um esporte para praticar com seu amigo.

Benefícios para dono e cão

Mas independente do nível de atividade de seu animal, é fato que proprietários que estimulam seus animais com atividades físicas e a praticam juntamente com eles também são mais saudáveis. A dedicação diária a seu cão faz bem para a saúde dele e para a sua também.

Divirtam-se.