Caminhas para cães

Caminhas para cães
Caminhas para cães

As camas desempenham um papel muito importante no bem estar dos cães. Os benefícios atingem não só os animais, mas também a seus donos. Tem muitas correlações a serem feitas com o comportamento, o conforto e a higiene de seu cão na correta escolha das caminhas.

Aspectos comportamentais

Os cães na sua evolução não perderam a necessidade de demarcar o território e um local próprio é uma forma de satisfazer esse comportamento na mente deles.

Um dos benefícios da cama é a determinação de onde é o espaço mais privativo que o cão possui dentro de seu ambiente de convívio. Esse local será seu porto seguro, onde ele se sentirá bem e protegido.

Quando se coloca os cães em suas próprias camas e não é permitido que durmam na cama do dono você está fazendo um reforço positivo para ele que você é o líder e ele está hierarquicamente abaixo de você. Esse é um dos principais quesitos a ser treinado na mente do cão para que vocês tenham uma boa qualidade de convívio familiar.

Local de conforto

A cama é um local de descanso, onde o animal se recupera fisicamente e psicologicamente da energia despendida durante um período. Para isso ela deve ser confortável, feita com materiais satisfaçam as necessidades dele.

Há diversos formatos de cama como abertas, suspensas e fechadas. Cada uma delas com suas vantagens. As abertas são bem refrigeradas e o animal tem visão mais ampla do ambiente que ele ocupa. As suspensas tem a vantagem de evitar o contato com o piso frio. E as fechadas oferecem maior sensação de segurança, lembre-se de que os cães descendem dos canídeos selvagens e que na natureza o comportamento natural é a busca por tocas.

O importante é que o cão fique acomodado com folga quando deitado, assim escolha uma com tamanho justo, nem grande nem pequena demais.

Para ambientes mais quentes a ventilação é um item a ser considerado, para isso escolha camas com abas mais baixas em com tecidos que retém menos calor. Para locais mais frios a escolha já é oposta, as laterais devem ser mais altas e o tecido mais denso.

Para todas as escolhas o material enchimento deve ser suficientemente bom para evitar o contato das extremidades ósseas do corpo com o chão. Isso evitará problemas articulares e com calos.

Material higiênico

Na escolha do tipo de cama você deve considerar a facilidade de limpa-la. Esse local será muito utilizado por seu cão e é inevitável o acúmulo de pelos, de descamações da pele e de secreções da boca e nariz. Todos esses materiais facilitam a proliferação bacteriana e ocasionará um mau cheiro indesejável tanto ao local quanto a seu animal.

Assim escolha camas que podem ser lavadas e desinfetadas. Há camas com materiais impermeáveis e com capas que podem ser retiradas e higienizadas com facilidade.

Os benefícios do uso de camas exclusivas para os cães também atingem seus donos. A queda de pelo é algo comum no convívio com os pets, mas um espaço exclusivo para eles se deitarem favorece o acúmulo de pelos nesse local. Assim além de oferecer um local aconchegante, confortável e higiênico para seu cão, a cama também ajuda a você manter seu lar mais limpo e saudável.