Os diversos tipos de rações secas disponíveis para os pets

Os diversos tipos de rações secas disponíveis para os pets
Os diversos tipos de rações secas disponíveis para os pets

A escolha certa do alimento determinará a qualidade de vida e também uma plena condição de saúde para os animais de estimação. É possível encontrar uma grande variedade de marcas e tipos de rações secas o que gera uma certa insegurança para os proprietários de cães e gatos. Para conhecer um pouco mais sobre esse universo é preciso entender os princípios básicos de toda essa diferenciação.

Os principais tipos de rações são Popular, Manutenção, Premium e Super Premium. Há diversos fatores que determinam as diferentes classificações dos alimentos, os principais são a determinação da quantidade de proteína e de onde vem essa fonte de alimento.

Para entender um pouco mais é possível pensar no seguinte exemplo: penas e bicos de aves tem uma quantidade muito grande de proteínas assim como carne de carneiro. Mas o que difere um produto do outro? A proteína proveniente das penas e bicos de aves é de baixíssima digestibilidade enquanto que a proveniente da carne de carneiro é de altíssima digestibilidade.

Quando você alimenta um animal com ração que contém grande quantidade de proteínas de baixa qualidade é necessário dar um volume muito grande para que ele consiga satisfazer suas necessidades. Já o alimento com boa qualidade uma pequena parcela diária já é suficiente para saciar o apetite e fornecer a quantidade de nutrientes necessários para a fase da vida em que o animal está vivendo.

Essas características resultam em outra grande diferença entre os alimentos disponíveis, quanto maior a quantidade ingerida maior é a quantidade de fezes produzidas. Assim, as rações de melhor qualidade geram também o benefício da redução do volume de fezes, melhorando o convívio dos animais no ambiente familiar.

Conforme a ração vai ficando mais sofisticada mais qualidade ela vai adquirindo. Ingredientes nobres vão sendo adicionados como substâncias que reduzem o odor das fezes, outras que reduzem a formação de tártaro e até mesmo aqueles que reduzem o aparecimento de doenças em raças específicas. A escolha certa da ração permitirá que você e seu companheiro tenham uma ótima qualidade de vida.

Segue uma descrição sobre cada tipo de ração:

Popular
As rações dessa categoria são formuladas principalmente com subprodutos de origem vegetal e contém em sua descrição as mínimas quantidades de nutrientes necessárias para seus pets. Como exemplos de ingredientes tem-se milho, soja, farelo de algodão, minerais entre outros. Os aparelhos digestivos de cães e gatos têm sérias dificuldades de digerir esses ingredientes, pois eles são carnívoros, isso ocasiona em um volume alto de consumo consequentemente um grande volume de fezes. Geralmente essas rações são adquiridas pela população de baixa renda, pois tem o menor valor no mercado.

Manutenção
Os alimentos dessa categoria já utilizam ingredientes de melhor qualidade e já passam a usar proteínas de origem animal. Porém, a qualidade ainda é baixa como farinha de vísceras, farinha de ossos e gorduras de descarte de frigoríficos. Com isso o nível de proteína aumenta consideravelmente, mas continua sendo de baixa digestibilidade. O volume consumido e o volume das fezes ainda permanecem altos. Essas rações se colocam como preço intermediário-baixo no mercado.

Premium
As Rações Premium passam a utilizar carnes de segunda em sua formulação, assim é possível oferecer uma proteína de qualidade superior. Os cães e gatos quando recebem esse tipo de alimento tem uma facilidade maior de digestão, o nível de aproveitamento se torna maior, resultando em um volume reduzido de fezes. Vale ressaltar que os fabricantes passam a adicionar suplementos vitamínicos e minerais, isso resulta em uma grande melhora das condições de pelagem, unhas, olhos e dentes.

Super Premium
O nível máximo de qualidade é conseguido com as rações Super Premium. Esses alimentos são formulados a partir de pesquisas de altíssimo nível, conseguindo oferecer aos animais a quantidade perfeita de nutrientes necessários para cada porte, estilo de vida e estágio fisiológico. A proteína é de altíssima digestibilidade usando muitas vezes carnes de cordeiro, peru, salmão e cortes nobres de bovinos. São acrescentadas substâncias muito específicas para cada necessidade. O valor desse tipo de alimento é maior, porém a quantidade consumida sofre uma grande redução e em longo prazo tem-se o benefício da redução do aparecimento de doenças crônicas. As rações Super Premium representam o melhor custo benefício para você e seu animal.